Se preferir, você pode fazer o download do Edital Completo e das Fichas de Inscrições no link abaixo!

Logo-AFEMOR.png

REGULAMENTO DO CONCURSO DE

ESCOLHA DA RAINHA E PRINCESAS DA FESTA DO MORANGO

 

A Associação Festa do Morango - AFEMOR através da Comissão de Organização do Desfile promoverá, na data de 03 de Agosto de 2018, no Centro de Eventos Pedra Azul - “Morangão”, na localidade de Pedra Azul, Distrito de Aracê, Domingos Martins/ES, concurso objetivando a eleição da Rainha, Primeira e Segunda Princesas (Adulto) da 31ª Festa do Morango 2018, torna público o seu regulamento, nos seguintes termos:

 

 

1. OBJETIVO

 

1.1. O concurso tem por objetivo a eleição de Rainha, Primeira e Segunda Princesas, para exercerem o encargo voluntário e não remunerado de representantes oficiais da 31ª Festa do Morango;

1.2. O mandato das eleitas se estenderá até o sequente concurso de Rainha, Primeira e Segunda Princesas da 32ª Festa do Morango 2019;

1.3. A Rainha e as Princesas eleitas doravante serão as representantes da 31ª Festa do Morango em eventos oficiais da comunidade, bem como em promoções vinculadas a Festividades do município de Domingos Martins, em outros Municípios ou Estados.

 

 

 

2. DA COMISSÃO ORGANIZADORA

 

2.1. A Comissão Organizadora do concurso para eleição das Rainhas e Princesas da 31ª Festa do Morango está diretamente vinculada à Comissão Organizadora da Festa do Morango.

 

 

 

3. DA INSCRIÇÃO

 

3.1. As inscrições para concorrer ao título de Rainha, Primeira e Segunda Princesas da 31ª Festa do Morango, serão realizadas entre os dias 17 de Abril a 04 de Maio de 2018, na loja da coordenadora do desfile Boutique Top Fashion, ao lado do Banestes em Pedra Azul, das 08:00 às 13:00 e de 14:00 às 17:30.

3.2. A inscrição não terá custos.

3.3. Serão aceitas a participação de, no máximo, dez (10) candidatas para o concurso na categoria Adulto, por ordem de comparecimento para inscrição.

3.4. As candidatas deverão se comprometer a comparecer pontualmente nos ensaios, reuniões, entrevistas, seções de fotos ou demais ocasiões organizadas pela Comissão, agindo com respeito e cortesia para com os Organizadores.

3.5. Após a inscrição, em caso de desistência, a candidata deverá arcar com todas as despesas, tais como: costureira, tecido, etc.

 

 

 

4. DAS CANDIDATAS E DOS REQUISITOS DE ELEGIBILIDADE

 

4.1. Somente poderá participar do concurso a candidata que preencher as seguintes condições:

a) Ter a nacionalidade brasileira e ser do sexo Feminino;

b) Ter idade mínima de 16 e máxima de 26 anos completos até o dia 02 de agosto de 2018 para a categoria adulta;

c) Apresentar estado civil solteira, e nunca ter contraído matrimônio, mesmo que tenha sido anulado judicialmente, não ser separada, divorciada ou viver em união estável, tampouco estar com casamento marcado no período de um (1) ano, após a eleição (caso seja eleita);

d) Não ter filhos, não estar grávida e nem planejamento para tê-los no período de um (1) ano, após a eleição (caso seja eleita);

e) Estar matriculada no ensino Médio ou ser graduada;

f) Residir no Distrito de Aracê, município de Domingos Martins há pelo menos dois (2) anos;

g) Não estar participando de outra seleção ou concurso para representante oficial de localidade, distrito ou município;

h) Ter disponibilidade de horários, tanto para as atividades preparatórias do desfile, inclusive aos finais de semana, bem como disponibilidade de participar de toda a programação durante o período de realização da 31ª Festa do Morango;

i) Ter boa conduta, apresentar padrões de comportamento e relacionamento condizentes ao título almejado;

j) Não estar respondendo por nenhum processo de ordem civil e criminal;

k) Gozar de boa saúde;

l) Não ter sido eleita Rainha do Morango nos três (3) concursos anteriores;

 

 

 

5. DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

 

5.1. No ato da inscrição as candidatas obrigatoriamente deverão apresentar:

a) Cópia da certidão de nascimento;

b) Cópia da identidade;

c) Cópia do titulo de eleitor – caso possua;

d) Comprovante de residência;

e) Comprovante de escolaridade;

f) Entrega da ficha de inscrição preenchida e assinada;

g) Entrega do Termo de Compromisso, que consta na ficha de inscrição, assinado;

5.2. A entrega da documentação exigida deverá ser feita do dia 17 de Abril a 04 de Maio de 2018.

5.3 Serão vetadas inscrições após o prazo estipulado.

5.3.1 Poderá haver prorrogação das inscrições de no máximo 20 (vinte) dias caso não tenha o número suficiente de candidatas.

5.4. A inscrição só será validada mediante o preenchimento de todos os critérios exigidos pelo presente regulamento.

 

 

 

6. DOS JURADOS E DOS CRITÉROS DE JULGAMENTO

 

6.1. O corpo de jurados será escolhido pela Comissão Organizadora, sendo constituído por um número ímpar de pessoas, nunca inferior a 05 pessoas, para que não ocorra empate, que, obrigatoriamente, não poderão ser pessoas que residem no Município de Domingos Martins.

 

6.2. Os critérios para escolha da Rainha e Princesas serão:

a) Desenvoltura;

b) Elegância;

c) Simpatia;

d) Beleza;

e) Empatia com o público

 

6.3. As candidatas serão apresentadas ao público e ao corpo de jurados, em ordem alfabética decorrente de seu primeiro nome ou de acordo com o tema do desfile.

 

6.4. Será anunciado durante o desfile, no máximo, 05 (cinco) patrocinadores por candidata.

 

6.5. A pontuação será de 50 a 100 pontos;

 

6.5.1 Serão consideradas pontuações decimais.

 

6.6. No momento da apuração dos votos a candidata deverá, obrigatoriamente, indicar um representante/responsável para acompanhar a apuração das notas.

 

6.6.1 Será proibido que os representantes indicados utilizem celulares e se ausentem do recinto de apuração dos votos antes da coroação da Rainha e Princesas.

6.7. Após a apuração dos votos, em nenhuma hipótese poderá ser revelado o resultado do concurso, sob pena de desclassificação.

6.8. Serão eleitas às candidatas que alcançarem o maior número de pontos, pela soma de quesitos na seguinte classificação:

a) 1º colocação - Rainha;

b) 2º colocação - 1ª Princesa;

c) 3º colocação - 2ª Princesa.

6.9. Em caso de empate entre as candidatas, o desempate será decidido considerando o maior número de pontos obtidos no quesito “c”, do item 6.2, Simpatia. Persistindo o empate, o desempate será definido considerando a candidata que contar com a maior idade na data do concurso.

6.10. A Comissão Organizadora dirigirá os trabalhos antes do concurso, sendo que após o desfile continuará dando apoio à Rainha e Princesas, que permanecerão à disposição da Comissão Organizadora durante o período de realização da 31ª Festa do Morango (03, 04 e 05 de agosto 2018).

 

6.11. Será permitida, às torcidas, a utilização de faixas, banners, apitos, cartazes, balões, ficando vedado o uso de materiais como: pó químico, buzinas, confetes ou similares e caixa de som, para exteriorizar qualquer manifestação de torcidas.

 

6.12. Fica proibida a manifestação das torcidas durante o desfile individual de outra candidata que não seja a sua.

 

6.13. Fica proibido qualquer atrito entre as torcidas, ou destas com o público presente, podendo acarretar na desclassificação da candidata que ela representa, sendo esta decisão tomada pelo Júri do Concurso e Comissão Organizadora do Concurso.

 

 

 

7. DAS OBRIGAÇÕES DAS CANDIDATAS

 

7.1. As candidatas ao encargo de representante da Festa do Morango comprometem-se a aceitar as regras e determinações estabelecidas neste regulamento, bem como os programas constituídos pela Comissão Organizadora, seguindo as normas, orientações e solicitações estabelecidas pela Comissão Social e Presidência da Festa do Morango 2018;

 

7.2. Participar de toda a programação oficial do concurso estabelecida pela Comissão Social da Festa do Morango 2018, tais como ensaios, entrevistas e reuniões, sendo as datas informadas previamente pela Comissão Organizadora aos participantes;

 

7.3. Atuar em campanhas publicitárias relativas ao evento de forma voluntária e gratuita, inclusive contratos de trabalho nas áreas artísticas, de moda e beleza, como modelo e manequim e de campanhas publicitárias turísticas ou beneficentes de interesse da Festa do Morango, renunciando a qualquer remuneração decorrente do direito de imagem;

 

7.4. As despesas com transporte, alimentação, trajes e produção (penteados, maquiagem, acessórios, tratamentos estéticos), serão de responsabilidade das candidatas e/ou seus patrocinadores, destacando que o uso do traje típico definido pela comissão é obrigatório no desfile do concurso na data 03, 04 e 05 de agosto de 2018;

 

7.5. Os termos e critérios ora definidos no presente regulamento do concurso não poderão ser objeto de impugnação pelas candidatas e ou representantes, sendo a Comissão organizadora do desfile e o corpo de jurados soberanos em suas decisões, não cabendo recursos em hipótese alguma, sob quaisquer circunstâncias.

 

7.6. As candidatas deverão se comprometer a comparecer pontualmente nos ensaios, reuniões, entrevistas, seções de fotos ou demais ocasiões organizadas pela Comissão Organizadora, agindo com respeito e cortesia para com os Organizadores;

 

7.7. As candidatas estão proibidas de mascar chicletes, fumar ou ingerir bebidas alcoólicas durante a realização da 31ª Festa do Morango, sob pena de desclassificação no concurso.

 

7.8. A má conduta da candidata e/ou de seus responsáveis com a organização da 31ª Festa do Morango (AFEMOR) e/ou da Comissão de Desfile, tais como: difamações, calúnias, ou qualquer violação à dignidade, imagem, reputação, honra, moral, integridade física, etc., antes, durante e após o evento implicará na desclassificação da mesma, sem prejuízo da aplicação de responsabilidades cíveis ou criminais.

 

 

7.9. A publicação em redes sociais de imagens, filmagens e/ou áudios que possuam conteúdo inapropriado, tais como fotografias ou filmagens que expõem partes íntimas candidata, ocasionará a sua IMEDIATA eliminação do concurso.

 

 

 

8. DAS CANDIDATAS ELEITAS (RAINHA E PRINCESAS)

 

8.1. As candidatas eleitas para o encargo voluntário e social de Rainha, Primeira e Segunda Princesas deverão estar vestindo os trajes utilizados durante o desfile nos dias 04 e 05 de agosto de 2018, em horário previamente informado pela Comissão Organizadora.

8.2. As candidatas eleitas para o encargo voluntário e social de Rainha, Primeira e Segunda Princesas devem agir com empenho e dedicação na promoção e divulgação da Festa do Morango, atendendo todas as convocações da Comissão Organizadora do desfile ou da diretoria da AFEMOR.

8.3. As candidatas eleitas comprometem-se a cumprir integralmente as disposições estabelecidas neste regulamento, e, obrigatoriamente, durante o período do mandato não poderão participar de nenhum outro desfile/concurso, devendo permanecer em tempo integral à disposição da AFEMOR – Associação Festa do Morango.

8.4. Durante o mandato, eventuais participações em eventos, campanhas publicitárias em áreas artísticas, de moda e beleza, modelo e manequim, e de campanhas publicitárias turísticas ou beneficentes utilizando o título de Rainha da Festa do Morango somente poderão ocorrer com a autorização expressa da AFEMOR.

8.5. As candidatas eleitas comprometem-se a utilizar, durante todo o mandato em todos os eventos oficiais, roupas, acessórios e adereços indicados pela diretoria e comissão de organização do desfile, de modo que o custeio do vestido e demais itens como: penteados, maquiagem e acessórios deverão ser custeados pela titular do encargo.

8.6. A candidata eleita Rainha, Primeira e Segunda Princesa da 31ª Festa Morango deverá obrigatoriamente participar na solenidade do desfile de eleição da Rainha da 32ª Festa do Morango para transferência do título, devidamente trajada com a vestimenta utilizada quando eleita;

8.7. Todos os custos decorrentes do item anterior serão por conta da candidata;

8.8. As candidatas eleitas para o encargo social de Rainha e Princesas da Festa do Morango serão as representantes da 31ª Festa do Morango em eventos oficiais, como também em promoções vinculadas a Festa no município de Domingos Martins ou em outra Cidade ou Estado.

8.9. A publicação em redes sociais de imagens, filmagens e/ou áudios que possuam conteúdo inapropriado, tais como fotografias ou filmagens que expõem partes íntimas da candidata, ocasionará a sua IMEDIATA destituição do título, assumindo em seu lugar a candidata subsequente.

 

 

 

9. DAS SANÇÕES

 

9.1. Serão automaticamente excluídas do concurso às candidatas que forem flagradas em tentativa de burlar e/ou fraudar as regras estabelecidas neste regulamento, ou que, de qualquer maneira, utilizarem de má-fé e/ou violarem os princípios da moral e dos bons costumes, conforme livre e exclusivo julgamento da Diretoria da Festa do Morango, cujas decisões são soberanas e irrecorríveis;

9.2. Em caso de fraude comprovada, a candidata poderá ser responsabilizada penalmente;

9.3. A candidata eleita que não cumprir com as regras, compromissos e encargos ora estabelecidas será destituída do título, assumindo a candidata seguinte mais votada, sucessivamente;

9.4. A candidata eleita que for condenada penalmente no período de sua representação será destituída do título, assumindo em seu lugar a candidata subsequente.

 

 

 

10. DA PREMIAÇÃO

 

10.1. A Rainha e as duas princesas receberão, além do título, um prêmio que inclui uma Coroa, Tiara e semijoia, relacionado de acordo com item 10.2 do Edital.

 

10.2. As candidatas classificadas de 1º ao 3º lugar receberão;

 

10.2.1. A classificada em 1º lugar receberá a Faixa de Rainha, Coroa e uma semijoia

 

10.2.2. A classificada em 2º lugar receberá a Faixa de 1ª Princesa, Tiara e uma semijoia

 

10.2.3. A classificada em 3º lugar receberá a Faixa de 2ª Princesa, Tiara, e uma semijoia

 

 

 

11. DO DIREITO AO USO DA IMAGEM

 

11.1. As candidatas autorizam, desde já, a ampla divulgação de seus nomes e cedem, de forma gratuita, as imagens e som de voz captadas durante todas as etapas realizadas do concurso, inclusive as de divulgação, em caráter definitivo, autorizando a sua reprodução e transmissão em número ilimitado de vezes e por tempo indeterminado, por todos os meios de divulgação.

 

11.2. A autorização descrita acima não implica qualquer obrigação de divulgação ou de pagamento de qualquer quantia por parte da Festa do Morango.

 

11.3. Pelo simples ato de inscrição neste concurso, a candidata ainda autoriza, reconhece e aceita que os dados pessoais e demais informações, inclusive os submetidos por meio de formulário de participação, passam a ser de propriedade da Festa do Morango, que poderá utilizá-los para os fins necessários à adequada realização deste concurso, sem que qualquer valor seja devido à candidata, a qualquer tempo.

 

 

 

12. DISPOSIÇÕES FINAIS

 

12.1. As candidatas eleitas como Rainha, 1ª e 2ª Princesa eleitas no ano anterior (2017), não poderão concorrer ao titulo de Rainha e Princesas da 31ª Festa do Morango (2018);

 

12.2. A Associação Festa do Morango não poderá ser responsabilizada por qualquer dano/prejuízo às candidatas durante a realização do desfile, bem como, em relação às candidatas eleitas, durante o tempo em que ficarão à disposição do evento.

 

12.3. O presente regulamento poderá ser alterado e/ou o desfile suspenso ou cancelado, sem aviso prévio, por motivo de força maior ou por qualquer outro motivo superveniente.

 

12.3.1 O presente regulamento só poderá ter alterações antes do desfile, ou seja, até a data de 03, 04 e 05 de agosto de 2018. Não podendo haver mudanças, alterações ou inclusões.

 

12.4. A participação neste desfile implica a aceitação total e irrestrita de todos os itens deste regulamento.

 

12.5. Eventuais lacunas, omissões ou dúvidas na interpretação deste regulamento serão solucionadas pela comissão da 31ª Festa do Morango.

 

 

Domingos Martins, Pedra Azul/ES, 17 de Abril de 2018